top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #67 - Religião e Fé

Religião e Fé são duas palavras de origem latina que se completam.


Religião, segundo alguns estudiosos, origina-se de religio, “louvor e reverência aos Deuses”, outra corrente, a re + ligare, com sentido de unir, ligar novamente. Fé de fides, crença confiança.


Dois vocábulos que se associaram e que se potencializam. Religião e Fé não são propriedade de nenhum grupo. Somos capazes de crer em alguma coisa e ter a confiança de que conquistaremos o que desejamos.


O escritor Paulo Coelho, em “o Alquimista”, escreveu:


─ “Quando se quer uma coisa, o universo inteiro conspira a favor.”


Aqui não menciona religião e, sim, em acreditarmos que vamos conseguir ter fé no que queremos.

Quando adicionamos o que desejamos, a religião, ou seja, a crença em um Deus ou à diversos Deuses, estamos fortalecendo o que pleiteamos. Ao acendermos uma vela reforçando o que queremos, estamos potencializando nossa fé. Nossas súplicas se energizam no universo, porém o lume se reflete em nossos olhos, e a mensagem também nos diz:

─ Você é capaz, nos energizando para conseguir o que pleiteamos.


Não existe religião/fé que sobreponha a outras, porque são formas diferentes de enxergar um mesmo ponto. A natureza e o céu se completam, o que pedimos ao céu pode estar a seu lado na natureza, o que pedimos a natureza pode vir do céu.

Religião e Fé não são excludentes, nem são dominantes.


Individualmente a criamos, que pode ser semelhante em alguns pontos, a de outrem, no entanto, é a nossa visão e a nossa ligação com o universo.


Nossa energia que interage.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

bottom of page