A RAPOSA DO CERRADO / A Raposa do Cerrado é o resultado de uma vivência pessoal participando do Projeto Rondon no Sertão de Canudos, interior da Bahia. As observações durante 2 meses, convivendo com a população do município de Cansanção na região do cerrado, permitiram construir o romance, baseado em experiências no convívio diário com os habitantes da cidade e da periferia, seus costumes, suas histórias, suas crenças, seus relacionamentos e a importância de cada ator na composição do modus vivendi da cidade. Suas lideranças políticas, religiosas, seus hábitos e, a partir dessas informações, numa visão baseada no realismo mágico tendo como pano de fundo os elementos culturais da comunidade naquele momento histórico.

Onde comprar? Editora Autografia / Submarino / Americanas

A CASA DOS DEUSES: PORTAIS DA LIBERDADE / A Casa do Deuses é fruto de uma pesquisa histórica sobre a interação entre os Tupinambás, africanos, ciganos, judeus e a transmissão oral dos seus valores culturais, de sua história e sua preservação. A Obra é uma pentalogia sob a forma de romance que envolve essas interações entre o século XVI e XX. Os romances se referem a cada século e tem por objetivo contar a história da Guanabara na ótica dos infames. Todos os volumes que da Casa dos Deuses, são independentes, não são histórias construídas em capítulos e sim a forma como a transferência dos valores nativos, um patrimônio cultural imaterial que foram sendo passadas através dos séculos, dentro do conceito literário do Realismo Mágico.

Onde comprar? Editora Autografia / Travessa / Submarino / Americanas / Amazon

Confira o Booktrailer de

A Casa dos Deuses: Portais da Liberdade

A CASA DOS DEUSES: OS GUARDIÃES / Os Guardiães se remete a luta de Ângelo/Ogum Onyrê, filho de Nlá Eiyê e Dandara, herdeiro do compromisso de seus pais com o último Tupinambá, Aimbirê, na preservação da cultura Tupinambá e da Casa dos seus Deuses, a Floresta da Tijuca. A derrubada da Floresta para plantio do café, principalmente pelos ingleses, trouxe como consequência a diminuição da água das nascentes, com repercussão no abastecimento da cidade. À defesa da cultura nativa se misturam personagens reais e fictícios sob o comando de Dom Pedro II, da Imperatriz Tereza Cristina, da Condessa de Barral, Luíza Marlene, e do Anjo Negro da Quinta Imperial, Rafael, da mãe de leite do Imperador Catarina e sua cozinheira, Joana. Além de Manuela dos Bons Prazeres, o seu sol, o francês Frouchard, as gêmeas Filó e Tudinha, Clara e o Cigano Igor, além de Zaika, Zaila e Eusébia, a menina Belinha e bailarina Marietta Baderna. No romance, estão caracterizadas nobreza e plebe, e

toda uma cultura híbrida de ciganos, judeus, índios, negros e brancos religiosos, até a vitória final, o reflorestamento da Casa dos Deuses Tupinambás.

Onde comprar? Editora Autografia /  Amazon

Confira o Booktrailer de

A Casa dos Deuses: Os Guardiães

FACEBOOKEANDO / O livro reúne uma série de crônicas publicadas ao longo de 7 anos na minha timeline do Facebook, também na minha fanpage e no meu site literário. As crônicas são resultantes de minha vivência no dia a dia e de minhas observações, fossem no âmbito da assistência aos pacientes, no convívio com a população em suas diversas situações ou na visão política do Brasil. Não foram publicadas todas as crônicas, somente uma seleção das que que tiveram maior repercussão entre usuários do Facebook.

Onde comprar? Editora Autografia / Submarino / Americanas

ENREDANDO ILUSÕES / Representa minha primeira incursão no Universo da Literatura, em 1984 escrevendo e desenvolvendo o enredo “33: Destino, Dom Pedro II. ”. Foram mais de duas dezenas de enredos/sinopses para Escolas de Sambas e Blocos e outros que continuam inéditos. As sinopses foram escritas em forma de crônicas permitindo aos compositores desenvolverem seus Sambas Enredos, no conceito de liberdade de criação. O enredo“33: Destino, Dom Pedro II ” virou um Clipe dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos para a Rede Manchete e o samba enredo recebeu Estandarte de Ouro e “ de Geração em Geração, nas Asas da Tradição” que foi motivo de crônica elogiosa do acadêmico Austregésilo de Athayde.

Onde comprar? Editora Autografia / Submarino / Americanas

Em Portugal, os livros podem ser encontrados na Editora Fnac

JOSÉ LEONÍDIO©2020

DESENVOLVIDO POR TATIANA AGRA