top of page
  • José Leonídio

LEITURAS EM TEMPO DE QUARENTENA

Nosso post hoje é para indicar/reforçar clássicos cujas leituras valem a pena em tempos de quarentena. Indico ainda os caminhos para download. Vamos lá?


A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo - PDF disponível em www.nead.unama.br

Passeando por pela ilha de Paquetá, conheça o amor ente Carolina, a Moreninha, e a Aristocracia do século XIX. Vale visitar a gruta do amor Tupinambá.


Iracema - José de Alencar - PDF disponível na Biblioteca Brasiliana Guita & José Mindlin

A virgem dos lábios de mel, a que guarda o segredo da Jurema. O amor entre uma índia e um colonizador português, dando origem ao que seria o primeiro brasileiro com fusão de etnias.


Dom Casmurro – Machado de Assis – PDF disponível em machado.gov.br.

Venha desvendar o segredo eterno de Capitu, traiu ou não a Bentinho, passeie pela Mata Cavalos, hoje Rua do Riachuelo no século XIX.


Capitães da Areia – Jorge Amado - PDF disponível em www.joinville.ifsc.edu.br

O cenário é o Porto de Salvador, seus personagens garotos de rua comandados por Pedro Bala, é leitura para se emocionar, lágrimas escorrerem e não se esquecer deles nunca mais.


Vidas Secas – Graciliano Ramos - disponível em www.dominiopublico.gov.br

Entre no universo nordestino, caminhando numa caatinga calcinada pela seca e pela vida nos anos 30 tendo como companheiros Sinhá Vitória, Fabiano e a cadela Baleia.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page