top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #86 - Etapas

A nossa existência e construída em etapas. A infância e a adolescência e estas duas são fundamentais na nossa formação plena.


Infância deriva da palavra látina Infante, "aquele que ainda não possui a capacidade de falar."


Já adolescente vem do latim ad (a, para) e olescer (crescer), ou seja, etapa da vida relativa a nosso crescimento físico e principalmente dos valores que levaremos para o resto da vida.


A fase adulta e uma somatória das duas vivências onde seremos fruto desta amalgama. Não se vive eternamente na infância ou na adolescência.


Adulto”, tem origem no particípio PASSADO de Adolescere, “crescer”, formado por ad, “a”, + alescere, “ que significa, "ser nutrido”, "crescer".


Aprendemos a nos comunicar, crescemos nos nutrindo dos valores de dentro e de fora do nosso núcleo de origem (família/ sociedade/).


A resultante somos nós, não um espelho, mas uma construção sólida de várias camadas.


Somos fruto do meio, seus valores estão alicerçados dentro de nós e deles não nos separamos.





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page