top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #241 - Moral

O que é moral?


Podemos dizer que é um conjunto de normas e condutas que vão se acumulando em nós através da educação onde a família tem papel fundamental. A tradição e o dia a dia são outros participes na sua formação.


Um ser IMORAL não é a mesma coisa que um PECADOR, são conceitos diferentes. Enquanto MORAL tem sua origem no latim “mores”, que significa costumes, PECADO vem do verbo latino “pecco” que tem o sentido de tropeçar, dar um passo em falso.


Moral é um conceito ligado ao “modus vivendi” de cada um e seu comportamento na sociedade. Pecado é um conceito religioso, ou seja, a violação de seus preceitos.


A moralidade tem seus valores forjados no ser humano, na sua convivência em sociedade. O pecado é uma interpretação do que é certo ou errado, alicerçado em preceitos religiosos.


O que é pecado para uma determinada religião pode não ser para outra. A moral de uma determinada pessoa é construída ao longo da vida, enquanto o pecado se associa a valores interpretados por terceiros, quase sempre, ligado ao bem ou ao mal. Os princípios construídos por uma coletividade não se associam a ditames religiosos e, sim, ao da convivência entre as pessoas.


Tenham um final de semana em que a moral (conjunto de normas e condutas) e o moral (estado de espírito) sejam nosso guia.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page