O que é moral?
Podemos dizer que é um conjunto de normas e condutas que vão se acumulando em nós através da educação onde a família tem papel fundamental. A tradição e o dia a dia são outros participes na sua formação.
Um ser IMORAL não é a mesma coisa que um PECADOR, são conceitos diferentes. Enquanto MORAL tem sua origem no latim “mores”, que significa costumes, PECADO vem do verbo latino “pecco” que tem o sentido de tropeçar, dar um passo em falso.
Moral é um conceito ligado ao “modus vivendi” de cada um e seu comportamento na sociedade. Pecado é um conceito religioso, ou seja, a violação de seus preceitos.
A moralidade tem seus valores forjados no ser humano, na sua convivência em sociedade. O pecado é uma interpretação do que é certo ou errado, alicerçado em preceitos religiosos.
O que é pecado para uma determinada religião pode não ser para outra. A moral de uma determinada pessoa é construída ao longo da vida, enquanto o pecado se associa a valores interpretados por terceiros, quase sempre, ligado ao bem ou ao mal. Os princípios construídos por uma coletividade não se associam a ditames religiosos e, sim, ao da convivência entre as pessoas.
Tenham um final de semana em que a moral (conjunto de normas e condutas) e o moral (estado de espírito) sejam nosso guia.
Comments