Pílulas Literárias #239 - Travessia
- José Leonídio
- 13 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atravessar alguma coisa, ir de um lugar a outro, atravessar um mar de rosas, atravessei o Inferno e contínuo vivo. Tantas são as utilizações para o verbo atravessar. Travessia seria então o substantivo feminino que significa o ato de atravessar.
Travessia tem sua origem no latim formada pelo prefixo trans: através, o que cruza, seguido da palavra versus: virar, dar a volta. Fazer a travessia seria, então, ir de um ponto a outro. Fiz a travessia em mares revoltos pode significar literalmente atravessar o oceano encapelado, ou numa forma mais lírica fazer a travessia num momento difícil.
Quantas vezes precisamos ir de um ponto a outro, por vezes facilmente, por outro por terrenos enlameados que temos que calcorrear para atravessá-los e, ao não desistirmos chegamos aonde desejávamos.
Fazemos a travessia da nossa estrada, mirando o horizonte da vida e, cada segundo, minuto, hora, dia a trilhamos porque fazer a travessia é individual, e uma ação que pertence a cada um. Se tivermos obstáculos num determinado momento, em outros os ventos nos ajudam a trazer nossas embarcações para portos seguros.
Por mais árdua ou amena que sejam as travessias, temos que fazê-las, porque é desta forma que alcançamos nossos sonhos.
Comentários