• José Leonídio

Pílulas Literárias #23 - Tradição

Tradição traz, no seu significado original latino, o conceito de "entregar," "passar adiante." Está intimamente ligada à transmissão de valores em todas suas vertentes. Desta forma, se incorporam à cultura de determinado conjunto de pessoas ou mesmo de toda uma comunidade.


Tradição não é lei que se cumpra, pelo contrário: são conceitos que anexamos a nossa forma de viver naquela sociedade. O que é tradição para um determinado grupo pode não ser para outro. Tradição e conceito têm significados diferentes, porém não são excludentes.


Um conceito de ontem pode virar uma tradição hoje, mas ser esquecido com o passar do tempo. A tradição não é postulado escrito, na sua maioria é passada pela comunicação oral. Muitas tradições foram colocadas nos arquivos do passado e é comum ouvirmos, "no meu tempo, era tradição...", esquecendo que tempo é capaz de mudar pequenos e grandes conceitos.


No aqui e agora, incorporamos um novo fixador ao conceito de tradição, os meios de comunicação e sua capacidade de transformar atos ou fatos na tradição do hoje para o amanhã, mas estas, na maioria das vezes, terão pouco tempo para ser incorporadas por uma determinada população.


A tradição criada desta forma não tem raízes e se desfaz como a fumaça, porque logo a seguir uma outra a substituirá. É fruto verde que não amadurece nas estufas da memória. A verdadeira tradição é cola de nervo, fixada com pregos de aço, não desgruda das nossas lembranças, nunca.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Existe uma diferença entre a gnose (conhecimento, sabedoria) do homo sapiens para as máquinas ditas inteligentes, que nos substituira em todos os nossos atos e obrigações. O conhecimento das ditas má