top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #226 - Enigmas


Quando falamos de enigmas vem logo ao nosso pensamento as equações matemáticas difíceis de resolver ou, mesmo com as charadas, os quebra-cabeças ou os segredos de difíceis soluções.


Existe por trás dos enigmas um mistério que torna difícil sua compreensão.


Enigma tem sua origem na palavra grega ainigma; ainos quer dizer “ discurso, conto”. No latim deu origem para enigma que vem daquilo que não se compreende , de difícil interpretação.


Os discursos dos antigos políticos eram repletos de palavras difíceis não usuais que encobriam o seu verdadeiro objetivo, tornando difícil seu entendimento.


No nosso dia a dia, os enigmas aparecem a cada minuto, obrigando-nos a decifrá-los para que possamos entender qual a sua verdadeira razão.


Quantas vezes o que nos parece ser a voz do bom conselho tem atrás de si, colado ao inferno da boca, a língua bífida da serpente, com sua peçonha pronta a espera de sua vítima.


Nos dias de hoje é como se estivéssemos a frente da Esfinge de Tebas, a nos fazer seu ultimato “Decifra-me ou te Devoro”.


Os enigmas de hoje chegam na velocidade de luz, invadem nossas casas e na maioria das ocasiões não conseguimos decifrá-las, e vão nos devorando lentamente, não pelo nosso desconhecimento, mas pelas inverdades contidas em seus conteúdos que nada querem dizer, somente servir a ganância e nunca a concórdia.


Não se fazem mais enigmas como antigamente. Temos que aprender a enxergar o que é remédio e o que é veneno. O bem do mal.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page