top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #224 - Estrela Dalva

Comtemplar o horizonte num fim de tarde ou no amanhecer e ver Vênus surgir, a estrela Dalva, é um espetáculo que nos emociona.


Quantas vezes achei que a designação Estrela Dalva estava ligada à nossa cantora Dalva de Oliveira, talvez pela música que faz referência para a estrela?


Quando fui procurar sua origem me dei conta que a Dalva é uma palavra composta, “Da Alva” oriunda de ”albus” que na sua significava brilhante , muito branco.


“Da alva foi sua forma primeva, evoluindo para D’alva chegando a Dalva que quer dizer “aurora”, “manhã.”


Vênus ou Estrela Dalva, não importa. É a inspiração dos poetas, dos amantes da natureza que a esperam surgir na aurora, ou que aguardam o mergulho do sol no horizonte e a veem surgir brilhante anunciando a chegada da noite.


Quando dedicamos alguns minutos a contemplá-la, sozinha ou ao lado de sua companheira inseparável, a lua, compreendemos que todos nós somos que nem Dalva, surgimos brilhante na manhã depois de uma noite de sono, e brilhamos ao fim do dia, mostrando que é hora de nos prepararmos para um novo amanhã e que nunca estamos sozinhos porque temos milhares de estrelas a nosso lado, nos fazendo companhia.


Que seu dia tenha o brilho de Dalva.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

コメント


bottom of page