top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #216 - Ausência

Sinto tanto tua falta . Tua ausência deixa um vazio dentro de mim.

Ausência, palavra latina composta do prefixo "ab" (fora) e de "esse" (ser/estar). Ausência, então, significa estar fora, em outro lugar.


A ausência definitiva (morte) deixa cicatrizes irremovíveis, porém seguimos nosso curso. A de uma viagem ou da perda de um grande amor,são preenchidas pela espera ansiosa da volta ou por novos amores que deixarão o passado no passado.


A pior ausência é aquela em que, apesar da pessoa física estar presente, está imersa em outra galáxia, ausente de tudo e todos.


Seus pensamentos, seus valores, vagueiam por outros padrões, a nós dedicam somente o semblante taciturno, a voz quando emite é monocórdica. Se transformam em verdadeiros autistas de ocasião. Essa talvez seja a pior definição de ausência, do estar fora.


Falamos para um robô humano desligado porque a bateria que o recarrega não somos nós.


Por vezes não aceitamos, não acreditamos na motivação da ausência, associamos às doenças, a outras causas, porém a causa principal está dentro dele, ali ele não está feliz. É preciso que descalcemos as sandálias da vaidade de querê-lo sempre ao nosso lado e, tal qual os pássaros os libertamos de uma gaiola que lhe faz tanto mal.


Permitindo que volte a voar e a trinar, ele volta ao ninho depois de ver que o mundo lá fora era muito pior.


A ausência nem sempre é problema, por vezes, solução.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page