top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #181 - Significados

Existem palavras usadas comumente que lhes dão um sentido que não correspondem às suas origens.


Um exemplo é o de "baderneiro", que se remete para a primeira bailarina do Teatro Escala de Milão, que no Brasil ousou introduzir, no Balé Clássico, movimentos da dança religiosa de origem africana.


Abominada pela elite branca conservadora, era seguida pelos "infames", o povo, que foram alcunhados de baderneiros pelos aristocratas.


Outra palavra que tem origem no povo é "demagogia"; vem do grego, composta de "DEMO", povo, e "AGOGOS." liderar, conduzir.


Demagogo é na sua essência, aquele que lidera o "POVILÉO", o mesmo que seguiu Marieta Baderna, Jesus Cristo, Ghandi, Padre Cícero e muitos outros.


Esta minha reflexão tem a ver com escutar de componentes de facções políticas e religiosas que fulano ou beltrano e um "Demagogo", um seguidor do DEMO.


Eles, em parte, têm razão porque o DEMO que compõem a palavra não é, nem nunca foi, sinônimo de Coisa Ruim, Capeta ou Capiroto, ao contrário, significa povo, o mesmo DEMO de DEMOCRACIA, o poder do povo.


Demo=povo, fica a dúvida: o DEMOnio não seria o próprio povo, que segue seu "DEMAGOGO."


Esta dúvida faz parte das minhas elocubrações.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page