top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #161 - Arbítrio

É comum ouvirmos que A ou B tomaram certa decisão por livre ARBÍTRIO. ARBÍTRIO tem sua origem no direito romano, provém de ARBITRIUM que está ligado com a presença de um juiz, um ÁRBITRO para decidir uma questão. Deriva daí ARBITRAGEM.


Predomina a decisão de quem julga. Com o passar dos séculos a palavra saiu dos compêndios do Direito e passou a ser usual na linguagem coloquial: tomou está decisão por "LIVRE ARBÍTRIO."


Com a propagação da internet e sua utilização cada vez mais frequente pelas mídias diversas. Percebe-se que fica cada vez mais presente a influência destes meios de comunicação em nossas decisões, posto que, na velocidade da luz, mudam conceitos considerados pétreos, por outros que, em sua maioria, além de apócrifos, não tem base fundamentada.


Deriva então que muitos deixam de lado o seu LIVRE ARBÍTRIO para seguirem as verdades absolutas daquele segundo, porque no seguinte passa a ser uma mentira descabida e outra verdade a substitui.


E o fim do LIVRE ARBÍTRIO? Creio que não, temos que voltar a origem da palavra, e sermos o ÁRBITRO do que lemos e usarmos a nossa inteligência de uma forma livre, independente darmos nossa decisão.


Se assim não for, passamos a ser mera massa de manobra, um CTRL+C e um CTRL+V, copiando e colando opiniões fugazes que se dissolvem como a fumaça e que em nada contribuem para nossas decisões, só embaralham nossos conceitos.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page