O mês de dezembro trás na sua esteira derradeira uma série de comemorações que estão ligados às tradições Natalinas e da passagem do ano.
Tradição tem sua origem em TRADITIO, vocábulo latino que significa "entregar" ou passar adiante.
TRADIÇÃO é a passagem de costumes, crenças, lendas, costumes para os componentes de uma determinada região e que se integram a sua cultura.
Nós acostumamos a ver e ouvir que determinado fato passou a ser tradição. Nós dia de Hoje onde a informação navega na velocidade da luz e invade a privacidade individual, criam-se e abolem-se tradições num piscar de olhos.
Não existe uma TRADIÇÃO GLOBAL, cada grupo tem a sua e, embora possam ser parecidas, se diferenciam nas suas individualidades.
As TRADIÇÕES são frutos de dezenas, centenas, milhares de ano em que aquele determinado fato se repete e se incorpora a cultura daquele determinado núcleo.
A TRADIÇÃO pode ser individual ou coletiva não importa. Cada qual tem seus valores que lhes foram transmitidos e que, de uma forma ou de outra, se perpetuarão.
Elas estão dentro de casa um. Não é isto. TRADIÇÃO criada tem que passar pela aprovação dos que a praticam, não importa se é oriunda da cultura popular ou religiosa. .
Não existe TRADIÇÃO criada por um só ou pelos meios de comunicação, que afirmam que aquele fato ou comemoração, VIROU TRADIÇÃO.
Um determinado costume, comemoração, seja individual, familiar ou de uma comunidade, no sentido amplo da palavra, tem que vir ungido pelo tempo, o passar dos anos.
É usual associar a TRADIÇÃO ao consumo, mas está e uma máxima irreal, porque para se manter um tradição não precisamos comprá-la e sim vivê-la. Pensem nisso e curtam ao melhor estilo suas TRADIÇÕES.
Tenham um final de semana pleno, porque o domingo é uma TRADIÇÃO religiosa UNIVERSAL.
Comentários