Quantas vezes nos deparamos com palavras que embora tenham alguma semelhança, seus significados não coincidem com suas origens?
É o caso de CRER, ACREDITAR E ACREDITAÇÃO.
CRER deriva do latim CREDERE, o que acredita, confia, tem fé. Aquele que acredita em algo ou numa religião Deista ( de um só Deus)ou Politeista ( de vários Deuses) é um crente.
ACREDITAR se origina da palavra latina CREDITU, que quer dizer, " empréstimo", " confiança".
ACREDITAÇÃO, por sua vez, é palavra da moda, que embora derive de acreditar, está ligada a um terceiro validar as ações de uma empresa.
São três visões absolutamente diferentes: na primeira EU creio, tenho fé. Na segunda, ACREDITAR, dou crédito, considero como verdadeiro.
A terceira, ACREDITAÇÃO, necessita que seja solicitado a presença de um terçus, para que análise, julgue e diga se aquela empresa cumpre com o que se propõe a fazer.
As duas primeiras são intimistas, estão ligadas ao EU. A terceira tem relação com o mercado, o que nem sempre é VERO. Muitas são de selos internacionais de que nunca ouvimos falar.
Neste dia do renascimento o mais importante é o que vem de dentro, o crer e o acreditar em você, porque se cremos e acreditamos nos nossos propósitos, conseguimos.
Comments