top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #150 - Decepção

Decepção ou frustração, dois vocábulos que, embora sejam de origem diferente, convergem para um mesmo sentimento.


Decepção está ligada, em sua origem, a deceptio ─ empulhação, dolo, engano ─, que se ancora no vocábulo latino decipere: prejudicar, enganar algo, alguém.

Frustração, também de origem latina, frustrari: enganar, fazer errar. Tem como origem latina frustra ─ erro, ato feito em vão ─ em sua raiz, fraus ou, mentira.

Quando mergulhamos na origem dos vocábulos percebemos que são confluentes, ou seja, não existe decepção que não esteja associada com a frustração.


Ao termos expectativas na realização de algo que temos a certeza de que estamos no caminho certo e que, por motivos estranhos ao que escolhemos para realizar nossos objetivos, se interpõem, impedindo, de alguma forma, que nossas metas sejam alcançadas somos tomados pelo sentimento de decepção, o de sermos enganados nos nossos propósitos ─ associado ao de frustração ─ um ato feito em vão.


Para que evitemos estes sentimentos é necessário que saibamos onde, com quem e, se quem escolhemos para dar apoio a nossos projetos, tem a credibilidade suficiente para nos permitir realizá-los e não nos levar ao precipício da decepção e frustação.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page