top of page
  • José Leonídio

Pílulas Literárias #147 - Gentílicos

Gentílicos designam um ou mais pessoas e remete-se ao seu local de nascimento. Para caracteriza-los, usam sufixos que situam suas origens (ês, ano, aio, aço e etc).


Por outro lado, o sufixo eiro está associado com profissão: pedreiro, marceneiro, carpinteiro.


Teremos então dois BRASIS? Os da cor da brasa, ou seja, os povos originários e seus descendentes e os que usavam os BRASIS como profissão para enriquecer na colônia e voltar a sua terra natal?


Brasileiro, então, era o portugÊS, que vinha ao Brasil, explorava suas riquezas usando os BRASIS com mão de obra e voltava rico para a Santa Terrinha.


Por contiguidade foi estendido a todos os migrantes que aqui vinham prósperar, excetuando os africanos escravizados e, que foram se apoderando de um faixa da terra Brasilis.


Hoje temos dois BRASIS, o dos povos originários e seus descentes e originários dos africanos escravizados (os dois eram mão de obra).


E o segundo, os BRASILEIROS, cujo objetivo é auferir lucros às custas dos BRASIS.


Nosso país está dividido territorialmente em duas partes: o BRASIL dos BRASIS e o dos BRASILEIROS.


O DOS POVOS ORIGINÁRIOS e dos descendentes dos africanos escravizados e o dos que aqui chegaram para explorar a terra e seus habitantes.


Um bom final de semana BRASILÊS OU BRASILIANOS.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page