Transformar e Transmutar são duas palavras de origem latina, que têm em comum somente o prefixo trans, " através de". Enquanto transformar significa alterar a forma, o design, ou seja, está ligado ao que vemos e percebemos, o "POR FORA” , o TRANSMUTAR nos remete a trocar de lugar, mudar o conteúdo, ao "POR DENTRO". TRANSFORMAR e TRANSMUTAR podem ser complementares quando além de mudar a forma muda-se também o conteúdo, porém não são sinônimos.
Quando se modifica somente a aparência do "POR FORA" estamos seguindo uma nova moda, modernizando o visual, trocando as flores envelhecidas do vaso da vida; ao contrário, quando mudamos o conteúdo, o "POR DENTRO", mudamos nossos conceitos, fazemos uma imersão nas nossas raízes, na visão da nossa relação com o externo, em uma ou mais das suas múltiplas direções e sentidos Mudar o discurso e a aparência é repaginar o passado sem trocar a forma.
A modernidade nem sempre associa-se a como nos veem, e sim a como nos enxergam como sujeitos sociais, a visão do nosso “POR DENTRO”.
Domingo é dia do renascimento e, por que não, da TRANSMUTAÇÃO?
Comments