• José Leonídio

Pílulas Literárias #01 - Ausência

Ausência palavra latina composta do prefixo "ab" que significa fora, afastado com "esse" ser, estar. Literalmente estar fora.


A ausência pode ser entendida como a não presença física mas também numa relação, seja de que tipo for, embora presente de corpo, não está no seu universo de pensamentos, pelo contrário, estes estão a anos luz de distância. Está é a mais sentida por quem está próximo e o vê ausente.


Dar um bom dia, embora sociável, não te faz presente, seus atos, suas atitudes, mesmo ao longe te farão presentes. Em tempos de pandemia a ausência física é compensada pela presença virtual, mas mesmo nessas, muitas vezes só o visual é testemunho da proximidade, mas do outro lado, por vezes a ausência total.


Mais importante que a presença física, é estar imerso no universo que está ao nosso lado durante todo os minutos e segundos dos nossos dias.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Existe uma diferença entre a gnose (conhecimento, sabedoria) do homo sapiens para as máquinas ditas inteligentes, que nos substituira em todos os nossos atos e obrigações. O conhecimento das ditas má