top of page
  • José Leonídio

Pílula Literária #93 - Diversidade e Respeito

Duas palavras de origem latina, são usadas como complementares. Diversidade e Respeito.


Não discorro sobre diversidade (variedade, diferença na sua origem)e respeito (um segundo olhar) sob um única ótica e sim na sua amplitude.


Respeitar a diversidade é rever seus próprios conceitos, é ter um segundo olhar sobre o que somos, quem somos e o que seremos.


Não se compra respeito a diversidade nos mercadinhos da esquina ou nos mega supermercados. Não, não é mercadoria a venda, pelo contrário, é conceito fornecido na nossa formação na convivência com nossa família na sociedade.

Somos todos iguais sob o aspecto genético, derivados da primeira mulher ( homo sapiens) nos lagos de Botsuana na África Subsaariana.


Não é a Eva de Cann fruto de concepções religiosas mas sim , a que viveu a milhares de ano, a grande mãe de todos nós.


As diásporas diferenciou, nosso modus vivendi, nos tornando DIVERSOS e não SUPERIORES.


O respeito, ou seja, o segundo olhar, não é uma mera peça de ficção um detalhe na relação entre aqueles, que sempre foram iguais na origem; diversos, porém, na forma e maneira de exercer seus direitos como cidadãos.


Ser igual é respeitar a diversidade como a si mesmo.




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pílulas Literárias #246 - Prazer

As palavras vão tomando novos sentidos, com o passar dos anos, dos séculos. Um exemplo é a palavra Prazer, que, na sua origem latina “Placere”, remetia-se a: “aceito”, “querido”, que, por sua vez, es

Pílulas Literárias #245 - Encontro

Existem duas formas distintas e antagônicas no sentido da palavra encontro. Se usamos como direcionamento, a preposição "a", acrescida do artigo "o" , ou seja, "ao encontro", não existem barreiras que

Pílulas Literárias #244 - Conversa

Nada é mais salutar do que uma conversa aberta, em campo neutro. O antigo papa de botequim, sem hora marcada, sem tempo definido, quantas arestas foram quebradas, não pelos valores etílicos e, sim, po

Comments


bottom of page